terça-feira, 31 de julho de 2018

Projeto: Performances

Projeto desenvolvido no 1º ano do Curso Normal do C. E. Maria Zulmira Tôrres - Ano 2005

Justificativa:
Partindo do interesse apresentado pela turma do 1º ano do Curso Normal em desenvolver atividades artísticas que fossem apresentadas para todas às outras turmas do colégio, surgiu a ideia de uma representação, em forma de performance, do conteúdo das primeiras unidades de estudo da disciplina de Arte.

Objetivo:
Observar as principais características da vida do homem da pré-história e de três das grandes civilizações da Antiguidade: Egito, Grécia e Roma, apresentando de forma performática os aspectos que marcaram esses períodos e foram imortalizados através da arte.

Cronograma:
Projeto desenvolvido no 1º e 2º bimestres do ano letivo.

Desenvolvimento:
- Para desenvolvimento do projeto a turma, composta de 45 alunos, será dividida em quatro grandes grupos, e cada um dos grupos escolherá a unidade que será por eles apresentada em forma de performance.
- Cada unidade de estudo será trabalhada individualmente para em seguida os grupos organizarem suas apresentações.

Pré-História: Apresentação do conteúdo através de aula expositiva, CD, textos e reportagens;
Egito: Apresentação de pesquisas sobre o Egito Antigo, vídeos e reportagens;
Grécia: Vídeo, CD, textos e reportagens;
Roma: Vídeo de turismo sobre na cidade de Roma, vídeo sobre Roma Antiga, textos e reportagens.

Na aula destinada ao planejamento da performance pelos grupos, a turma será  separada, ficando o grupo responsável pela apresentação em sala de aula fazendo seu planejamento, enquanto o restante da turma estará em outras dependências da escola desenvolvendo algum tipo de atividade escrita relacionada ao conteúdo estudado.

Clientela:
Alunos e alunas do 1º ano do Curso Normal.

Avaliação:
Serão avaliados a participação e o envolvimento dos alunos, o comprometimento do grupo, e de cada um em particular, com o desenvolvimento da atividade proposta, bem como a validade , ou não, da atividade apresentada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário