quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Oficina de artes no Jardim Escola Lápis de Cor

Texto para reflexão

     A arte está sempre presente em nossas vidas. Ela nos acompanha desde o enxoval preparado para a nossa chegada até a urna funerária onde o corpo inerte é depositado, portanto, é impossível negar sua importância.
A arte é a forma de linguagem mais antiga. Grande parte do que sabemos sobre o homem da Pré-história vem dos desenhos registrados nas paredes das cavernas.
Através da arte podemos conhecer toda a trajetória do homem sobre o planeta. Todos os seus medos, suas conquistas, seus questionamentos, tudo que foi importante para a humanidade foi registrado artisticamente.
O homem durante todo o tempo fez uso da arte para mostrar para os outros o que esta dentro de si. O artista, muitas das vezes não compreendido, criticado, considerado até mesmo louco, sempre pensava além.
Como o sentido do belo e do feio variam de pessoa para pessoa, as variadas manifestações artísticas e estilos agradaram e desagradaram a uns e a outros.
Ao se ver, observar ou analisar uma manifestação artística, seja ela qual for, o mais importante é tentar tirar dela a sua essência; é buscar o motivo da sua criação.
Assim, na arte, não deve haver modelos a serem copiados, padrões pré-estabelecidos de cores e formas, deve haver sim a investigação, a estimulação, a busca da descoberta do que á dentro de cada um.
          "Arte não é apenas básico, mas fundamental na educação de um país que se desenvolve. Arte   não é enfeite. Arte é cognição, é profissão, é uma forma diferente da palavra para interpretar o mundo, a realidade, o imaginário, e é conteúdo. Como conteúdo, a arte representa o melhor trabalho do ser humano." (Ana Mae Barbosa)


Nenhum comentário:

Postar um comentário